segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O anti-Photoshop
Saber se a foto que estamos vendo em revistas, jornais, outdoors, no Orkut ou onde quer que seja, é verdadeira ou manipulada é um dilema em uma sociedade viciada em Photoshop. Mas se depender dos cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) isso vai acabar ou pelo menos se tornar mais fácil. Eles criaram um software igualmente poderoso, porém ele não melhora as fotografias, mas veio para desmascará-las. Sim, o programa promete detectar toda e qualquer manipulação de imagem, e já está até sendo chamado de anti-Photoshop. Ele usa leis da física e da matemática para analisar as imagens e calcular, por exemplo, a incidência de luz sobre cada elemento da foto. “Nós queremos restaurar a confiança das pessoas nas fotos digitais”, diz o pesquisador Kimi Johnson, do MIT.
O software ainda está no laboratório, mas não vai demorar para entrar nos computadores – a própria fabricante do Photoshop já se interessou em comercializá-lo. É esperar para ver.
Porém, algumas manipulações feitas com o Photoshop não precisam de nenhum programa especializado para detectar o seu uso, para rir um pouco e descobrir que muitas vezes apenas com um olhar mais apurado dá pra descobrir verdadeiros assassinatos cometidos com o uso do programa, eu indico o blog: http://photoshopdisasters.blogspot.com/.
Até mais,
Gabi.