segunda-feira, 22 de junho de 2009

Qual é o nome da sua banda?


Enigmáticos, exóticos, engraçados, violentos, surreais, criativos, românticos... Existe nome de banda pra todos os gostos. Um nome que pode se transformar numa verdadeira marca, grudar na cabeça das pessoas e fazer a fama da banda nem sempre é tão fácil de achar... E não venha me dizer que basta tocar bem e fazer a alegria da galera, se não tiver um bom nome, ninguém vai lembrar. Domingo eu vi uma banda na MTV que me inspirou a escrever esse post. O nome dos caras: Nervoso e os Calmantes. É preciso ter coragem, mas é um nome que gruda, até porque junto com o nome vem uma musica bacana.
Um exemplo engraçado, o Kid Abelha, por exemplo, que por sinal já é um nome estranho, era ainda pior: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Pode?
Maaas eu, curiosa como sou fui procurar outras bandas com nomes engraçadinhos e sem o menor sentido que existem por aí. Então eu encontrei um site só de bandas gaúchas e resolvi pesquisar lá... São MUITAS! Uns exemplos: Amigo Lagarto, Asteriscos Rastejantes, Eu, Zé e os Caras (essa eu gostei!)... Uma coisa que eu percebi que é "moda" é usar o "Os" antes do nome: Os Replicantes, Os Flutuantes, Os Fluorescentes, Os impostores, Os maragatos (bem gaúcho esse!), Os rejeitados, Os The Putados (rsrs), Os membros... Isso só pra dizer alguns.
Em janeiro o site da revista Guitar World listou os dez nomes de bandas mais estúpidos de todos os tempos. De acordo com o site, os nomes listados são aqueles que fazem qualquer fã se indagar: "Que diabo eles estavam pensando?". E adivinha qual foi a banda eleita com o pior nome de todos os tempos? Sim, eles: THE BEATLES. O nome da banda, que é uma brincadeira com as palavras "beat" (batida, em inglês) e "beetles" (besouros), foi classificada pelo site da Guitar World como um "trocadilho barato".
Aí, depois disso resolveram fazer uma lista parecida no Brasil:

1 - Afrodite Se Quiser. A banda feminina fez sucesso nos anos 80, o significado não se sabe, mas o nome é ruim de qualquer forma...
2 - Skowa e a Máfia. Outra pérola dos anos 80, a banda tem uma explicação: Skowa era o vocalista do grupo e Máfia, bem, o resto da banda.
3 - Que fim levou o Robin? O grupo de techno-pop surgiu na década de 90 e só lançou um disco. A música que leva o nome da banda sugere que o parceiro do Batman teria se mudado para o Brasil e virado um go-go boy. Então tá!
4 - NXZero. Segundo a própria banda o nome é algo como "nexo de nada ou sem nexo". Faz sentido... rsrs

5 - Pato Fu. A banda mineira é um alusão a uma tira em que o gato Garfield lutava gato-fu.
6 - Canto dos Malditos na Terra do Nunca. O nome do grupo seria uma referência aos livros "Canto dos Malditos", de Austregésilo Carrano Bueno e "Terra do Nunca" (Neverland) do personagem Peter Pan, do autor inglês J. M. Barrie.

7 - P.O.Box. A banda fez sucesso com a música "Papo de Jacaré", e a letra é tão nonsense quanto o nome do grupo.

8 - Biquini Cavadão. Esse nome teria sido sugestão de Herbert Vianna.... rs

9 - Nove Mil Anjos. A banda do ex-Sandy e Júnior(rsrs). O número nove significa renovação e o anjo é um símbolo bonito. Ah....

10 - Paralamas do Sucesso. É uma das bandas de maior sucesso do rock nacional e o nome, bem, é apenas engraçado.

Tem umas bem mais sem sentido tipo "Móveis Coloniais de Acaju", "Bidê ou Balde" ou "Cansei de ser sexy"... E esse post é tão sem sentido quanto esses nomes. Mas eu dei muita risada pesquisando. É isso aí.
Pra terminar a banda que inspirou este post:




Gabi.

Um comentário:

  1. Cara, a revista pode falar o que quiser, mas Beatles não é um trocadilho fraco; A idéia de Beat, vem do cenário Beatnik que existia na época. Creio que a revista só colocou pra chamar atenção.
    Cada um, cada um, mas tem nomes que não acho estranho. Nervosos e calamantes, existe vários assim com esse tipo de trocadilho. Secos e Molhados; Acústicos e Valvulados...;
    Um nome que acho legal e até diferente é Acretinice Me Atray.
    Ah, e o nome da minha banda é Pac-man e os Fantasmas Monocromáticos, acho que entra na lista, não?
    [risos]

    ResponderExcluir

Agora me diz...